CBMA

verde

Ação 1 - Conhecimento e Necessidades

Descrição
Mapeamento do conhecimento existente e das necessidades do tecido económico com vista a promover oportunidades pela correspondência entre conhecimento – necessidades, geradoras de valor acrescentado. A formação da correspondência entre Conhecimento e Necessidades será caracterizada no Estudo Matching Conhecimento-Necessidades com a respetiva apresentação pública junto do público-alvo.

Objetivos/Atividades

• Mapeamento do Conhecimento e Competências existentes em temáticas relevantes para os “Produtos Tradicionais” (8 estudos)
  • Identificação e Levantamento de Necessidades da Cadeia de Valor e de Tendências de Mercado (8 estudos)
  • Seminários de Tendências e BenchMarking (8 seminários)
  • Estudo e respetiva Apresentação sobre o Matching Necessidades - Conhecimento (1 estudo; 1 seminário)
  • Visitas Técnicas e a Eventos (4 visitas por parceiro)
  • Visitas a Eventos: Feiras, Festivais, Brokerages (4 visitas por parceiro)

Ação 2 - Programa de Promoção de Projetos de Inovação

Descrição
Valorização de conhecimento através da sua aplicação no desenvolvimento de projetos orientados para a inovação e competitividade dos “Produtos Alimentares Tradicionais” baseados na diferenciação de recursos endógenos ao território, com resultados ao longo da cadeia de valor (produção primária, transformação, ingredientes, indústria, embalagem, distribuição e food service).

Objetivos/Atividades

• Concurso FoodValorization e Desenvolvimento de Projetos “Prova de Conceito”, que permitam planos de negócio e resultados para serem apresentados a stakeholders do sector com objetivos de promoção do empreendedorismo.
  • Concurso NewFood e Desenvolvimento de Projetos “Prototipagem”, orientados para a produção de novos produtos pretendendo-se apoiar os 8 Produtos/ Projetos mais promissores avaliados pelo concurso de ideias.
  • Apresentação e Exposição Pública dos Resultados dos 24 Projetos com base numa sessão de apresentação, discussão e avaliação, aberta aos stakeholders do sector para promoção generalizada do conhecimento e das competências que promova a transferência para o setor económico produtivo.
  • Organização de um Food Festival que possa em articulação com outros sectores (Turismo, Indústria,..) promover os resultados dos projetos de forma contextualizada.

Ação 3 - Promoção do Conhecimento e Inovação

Descrição
Promoção da transferência de conhecimento para o tecido económico, alargado a toda a cadeia de valor, através de ações práticas e demonstrativas bem como através de projetos concretos com empresas, de inovação pela disponibilidade das capacidades e recursos existentes nos Centros de Investigação.

Objetivos/Atividades

• Conceção, Organização e Realização de um conjunto de 16 Seminários de Inovação baseada nos Produtos Tradicionais do Território, a realizar de forma distribuída pela Região, capazes de demonstrar às empresas, empresários e investidores o potencial de valor acrescentado existente.
  • Produção em vídeo digital de conteúdos de conhecimento e inovação baseados nas Necessidades e Projetos de desenvolvimento e inovação na área para que sejam promovidos em diferentes canais do projeto, institucionais, temáticos, orientados para os públicos-alvo.
  • Produção e Publicação de um fluxo continuado de notícias, informações técnicas, conteúdos de conhecimento e inovação ao longo do projeto explorando diferentes canais do projeto, institucionais, temáticos, potenciado por campanhas em redes sociais orientadas para impacto específico no território e nos publico alvo.
  • Comunicação e Publicação temática, técnica e científica em áreas relevantes do projeto para atingir em particular as comunidades técnicas e científicas em domínios diretamente relacionados com a área e os sectores associados.

You are here: Home Ações

Members' Resources